quarta-feira, setembro 27, 2006

O PROBLEMA DAS FONTES: AS ENCICLOPÉDIAS (II)

***
Enciclopédia Universal Grolier (Grolier Portugal)

A versão original da Enciclopédia Universal Grolier é espanhola e data de 1977. Um ano mais tarde foi editada em Portugal. O corpo editorial é muito vasto e é composto naturalmente por espanhóis. Na edição em língua portuguesa participaram 13 pessoas (3 licenciadas em Direito, 3 jornalistas, 1 professor, 3 licenciadas em Ciências Sociais e 3 em Letras) sob a supervisão geral de Maria Carneiro da Cunha, licenciada em Direito.

- Lobotomia: não existe

- Leucotomia: f. Tratamento cirúrgico de algumas psicoses graves que consiste em seccionar as fibras nervosas que se dirigem ao córtex do lobo central. O mesmo que lobotomia prefrontal [1].

Egas Moniz, António (1874-1955) Médico e diplomata port. Após a I Guerra Mundial presidiu a delegação port. à Conferência de Paz de 1918. Aperfeiçoou [2] a radiografia dos vasos sanguíneos do cérebro (angiografia) e criou um método cirúrgico (lobotomia préfrontal [3]) para tratamento de certas psicoses. Prémio Nobel da med. em 1949.

Notas:

[1] Termo híbrido entre leucotomia pré-frontal e lobotomia frontal (= confusão). [2] O verbo não foi bem escolhido. Veja-se o significado do verbo – v. tr. tornar perfeito, acabar, melhorar; v. refl. corrigir-se, emendar-se. A angiografia cerebral foi uma técnica gizada originalmente, do princípio ao fim, por Egas Moniz e seus colaboradores. [3] A mesma confusão que em [1] bem como nos remete para uma entrada – lobotomia – que não existe.